Prefeitura pode estar escondendo mortes por Covid-19 em Santa Luzia

Desde o início do mês de Setembro de 2020, notamos um comportamento estranho na divulgação dos Boletins diários de casos de Covid-19 em Santa Luzia. Bastou o início do período eleitoral para que o número de casos e mortes que vinham em ascensão constante, de repente, passassem a demonstrar uma estranha estabilidade. Até o fim de Agosto, havia uma média de 30 casos confirmados de Covid-19 e uma morte diários e passaram a ter menos de uma morte e 5 casos diários. Como que por mágica, as mortes desapareceram com o período mais quente, mesmo o Estado de Minas permanecendo na estabilidade no número de casos. 

Da última sexta-feira até esta última Terça-feira, o SES divulgou que santa luzia havia registrado desde o início da pandemia 2002 casos confirmados e 91 mortes por Covid-19. O número de casos bate com o divulgado pela Prefeitura de Santa Luzia em seu Boletim de Sexta-feira. O que Difere é o número de óbitos que no Boletim da Prefeitura é de 88 e do SES 91. 

O que causou estranheza, é que desde o início da Pandemia, o Boletim do SES sempre notificou menos mortes e casos que o divulgado pela Prefeitura, devido ao atraso causado pelo lançamento dos dados no sistema. Isto leva a crer que a Secretaria Municipal de saúde ou a assessoria de Comunicação da Prefeitura, estão escondendo os dados, para talvez passar uma sensação de tranquilidade, enquanto o prefeito, em campanha, afirma haver estabilizado o número de casos. 

Segundo Boletim semanal divulgado pela prefeitura no último dia 07, Santa Luzia havia registrado 14.548 casos notificados de Síndrome gripal e Síndrome gripal Aguda grave. Destes 13.858 de SG e 695 SRAG. De Todos os pacientes notificados, apenas 56,4% tiveram amostra de Swab para pesquisa do vírus coletada. Dos 191 Pacientes que foram internados em CTI, a grande maioria, ou 112, veio a óbito. Praticamente todos os óbitos, advinham de pacientes que precisaram de CTI. 

Outro ponto assustador é a grande quantidade de profissionais de saúde contaminados. Dos 210 testes realizados, 89 deram positivo. O que equivale a 42,4% de todos os profissionais testados na cidade. 

O índice de letalidade de Minas gerais é de 2,51%. Em santa Luzia o índice é quase o Dobro, 4,55% e subindo. 

0 Comentários