Número de Mortes tem sido "omitidos" nos Boletins da Prefeitura de Santa Luzia, divulgados pela comunicação em seu site oficial. Dados diferem há quase um mês.
Tem sido frequentes os desencontros de dados divulgados pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Saúde através de seu site oficial e do SES (secretaria de Estado da saúde) através do DivulgaSUS.
Já retratamos diversas vezes no Vitrine, a inconsistência dos dados divulgado pela Assessoria de comunicação da Prefeitura e a queda vertiginosa no número de casos após o início do período eleitoral. De lá pra cá, deu-se a impressão que a Pandemia acabou. Tanto o número de casos, quando o número de mortes tem sido divulgado à conta-gotas.
Nos últimos 30 dias, mesmo que o número de casos seja o mesmo (com atrasos de um dia pelo SES) o número de mortes tem sido maior nos Boletins do SES e menores nos Boletins da Prefeitura. Estes dados costumam ser divulgados, sem nenhuma apuração pelos canais informativos da cidade, o que tem dado publicidade à prefeitura.
Vamos a um exemplo prático. No dia 14 de Outubro (há exatamente 7 dias atrás), o Boletim divulgado pela Prefeitura de Santa Luzia 2053 casos confirmados de Covid-19 e 90 óbitos. O Boletim do SES do mesmo dia, apontava 2043 casos (10 à menos e dados do dia anterior) e 91 óbitos.
Percebam que os dados são de ao menos um dia de atraso (SES) e mesmo assim apontam uma morte à mais. O Caso tem se repetido durante todo o mês de Outubro e já denunciamos o mesmo procedimento desde o início do período eleitoral.
Tentamos contato com a comunicação da Prefeitura, mas até o momento não obtivemos uma resposta.
0 Comentários