SES registra 96 Mortes por Covid-19 e levanta suspeita de que Prefeitura esteja omitindo dados

Registros de casos de óbitos divulgados através dos Boletins diários da Prefeitura Municipal de Santa Luzia tem sido diferentes dos divulgados nos Boletins do SES (Secretaria de Estado da Saúde do Estado de Minas Gerais). Hoje, foram quatro óbitos à menos.

A cada Boletim divulgado pela Prefeitura, fica mais evidente a suspeita de que haja uma tentativa de omitir mortes por Covid-19 em Santa Luzia. Há dois dias uma morte havia sido omitida, e a situação tem sido denunciada por diversas vezes aqui no Vitrine. Chegamos inclusive a questionar a prefeitura e o SES frente ao problema. O SES informou que os dados lançados são de responsabilidade da Prefeitura de Santa Luzia através de formulário próprio e de forma remota (online). Desta forma, fica ainda mais evidente a tentativa de omissão de mortes, haja vista que sua divulgação pode atrapalhar o prefeito em campanha, já que o mesmo tem prezado pelo não uso de máscaras. 


Há de se frisar que os boletins do SES, sempre foram atualizados com atraso de ao menos um dia, e dados de casos confirmados tem batido com aqueles divulgados pela Prefeitura de Santa Luzia, através de seus boletins diários. Porém, desde o início do período eleitoral, houve discrepância na divulgação de mortes, que tem se 'estabilizado' no período. 

O que causou estranheza nesta Sexta-feira (23) foi a grande diferença no número de óbitos divulgado pelo SES e pelo Boletim da Prefeitura (acima). Um ou dois óbitos já tem se tornado rotina, mas quatro, quando o Boletim do Estado apresenta atraso de um dia em sua divulgação, causa muita estranheza e levanta dúvidas sobre a exatidão dos dados divulgados pela gestão. 




0 Comentários