Santa Luzia inicia vacinação com dose bivalente contra a Covid-19 para grupos prioritários

 


A Prefeitura de Santa Luzia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde iniciou a vacinação com a dose bivalente contra a Covid-19 para grupos prioritários, que incluem maiores de 70 anos, pessoas que vivem e trabalham em instituições de longa permanência, imunocomprometidos, comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas, a partir dos 12 anos de idade.

A vacinação será realizada mediante rodízio nas Unidades Básicas de Saúde do município. É importante ressaltar que a aplicação da dose bivalente é recomendada apenas para aqueles que já completaram o esquema de duas doses com as vacinas monovalentes.

O intervalo mínimo para doses de reforço com a vacina bivalente é de 4 meses após a última dose de reforço ou última dose do esquema primário (básico) com as vacinas monovalentes. Pessoas que não fazem parte do grupo prioritário para as doses de reforço com a vacina bivalente e que ainda não iniciaram a vacinação ou que estão com o esquema de duas doses monovalente incompleto, deverão completar o esquema vacinal já preconizado com as vacinas disponíveis nos postos de saúde do município.

A vacina bivalente inclui RNAm que codifica a proteína spike da cepa original (ancestral) de SARSCoV-2 e da B.1.1.529 (Ômicron) e variantes BA.4 e BA.5 (BA.4/BA.5). Autorizada no Brasil para uso como dose de reforço em pessoas com 12 anos ou mais de idade. É necessário apresentar o cartão de vacina durante o atendimento para receber a dose do imunizante.




0 Comentários